terça-feira, 1 de outubro de 2013

FIXANDO - PRONOMES - 6º ANO -

A TINTA DE ESCREVER

A tinta de escrever é um líquido com o qual a gente suja os dedos quando vai fazer a lição. A gente podia fazer com lápis mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa. Assim a gente tem que tomar muito cuidado porque com tinta o erro nunca mais sai. E uma coisa que eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de Português.
(Millôr Fernandes) 

O professor do Millôr não gostou do texto. Mandou reescrevê-lo para ver se ficava melhor.

1-Faça o mesmo: reescreva-o a lápis (assim você não erra tanto!) trocando a gente pelo pronome nós e fazendo as alterações necessárias.

2-Por que você acha que o Millôr escolheu escrever a gente no lugar de nós?

3-Ao usar nós, o que mais você teve que alterar no texto?

4-Sublinhe os adjetivos e as locuções adjetivas  que aparecem no texto do Millôr.

VAI AGORA UM DESAFIO. QUERO VER QUEM RESPONDE!

Meu nome é Fábio. Coleciono pássaros e moro em casa com meu pai, seu irmão, meu avô e meu irmão. No meu aniversário, ganhei 15 sabiás do meu pai, 21 canários de seu pai, 5 pintassilgos de seu irmão e 2 periquitos do meu irmão.

Agora responda.

a-Quem me deu mais pássaros?

b-O que me deu o filho de meu pai?

c-Qual é a raça dos pássaros que meu tio me deu?

Abraços!!! Até a próxima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário