terça-feira, 11 de junho de 2013

Exercícios


1-Complete o texto sobre o significado das festas juninas com as palavras da lista, colocando-as no plural:

avô - celebração - conhecimento - geração - lugar - pai - pessoas

Festa juninas

São muitas as maneiras como as ________________ comemoram as festas juninas nos diversos  ____________. As crianças aprendem com os ________________ , que, por sua vez, aprenderam com os seus pais e _________________ e, assim, todo um conhecimento vai sendo transmitido através das _______________. A isto chamamos folclore. Folclore quer dizer "conhecimento do povo". As festas juninas reúnem uma grande soma de ____________________. Por isso, essas _________________ revelam o jeito de ser e sentir de cada povo.
(Revista Ciência hoje das crianças - adaptado)

2-Leia a explicação sobre o pau-de-sebo, um desafio típico de festas juninas.

Pau de sebo

Tronco de árvore, de 3 a 6 metros de altura, lixado e untado com sebo animal. No  topo, são colocadas prendas. Quem conseguir escalar o mastro escorregadio, leva. Na escalada, o principal fator de sucesso é a força das mãos, que desgasta o sebo.
(Revista Superinteressante)

Qual é o plural do substantivo composto pau de sebo? _______________________________________

Procure saber os plurais dos substantivos compostos destacados nas frases a seguir. Depois, reescreva as frases, fazendo as modificações necessárias.

Nas festas juninas, a cocada e o pé de moleque fazem a delícia da criançada.
O problema é fugir do busca - pé


DESAFIO.

Como atravessar o rio?

Um caçador chega à beira de um rio e não pode atravessá-lo de maneira alguma: não havia uma embarcação, não havia o menor recurso para fazer uma ponte. Tampouco podia recuar, pois __ impedindo  a sua volta __ havia uma gigantesca cascavel fitando-o fixamente. E ele não tinha sequer uma arma para matá-la. Atravessar o rio a nado seria suicídio certo, pois as piranhas  o devorariam em poucos segundos. Mas o fato é que ele conseguiu atravessar o rio. Você abe como resolveu o caçador esta "situação"?





Nenhum comentário:

Postar um comentário